Home Artigos Vitamina D reduz risco de todos os tipos de câncer

Vitamina D reduz risco de todos os tipos de câncer

Mais vitamina D, menos câncer. Níveis mais elevados de vitamina D estão associados com uma redução correspondente no risco de câncer.

"Nós quantificamos a capacidade de quantidades adequadas de vitamina D para prevenir todos os tipos de câncer invasivos combinados, o que era uma incógnita até a publicação deste trabalho," disse Cedric Garland, da Universidade da Califórnia (EUA).

Os resultados inéditos foram publicados na revista PLoS ONE.

Nível ideal de vitamina D

Os pesquisadores queriam determinar qual o nível sanguíneo de vitamina D é necessário para reduzir eficazmente o risco de câncer. O marcador de vitamina D usado foi a 25-hidroxivitamina D [25(OH)D], a principal forma do composto no sangue - a única medida precisa dos níveis de vitamina D em uma pessoa exige um exame de sangue.

Mulheres com concentrações de 25(OH)D de 40 nanogramas por mililitro (ng/ml) ou superiores apresentaram uma redução de 67% no risco de câncer em relação às mulheres com níveis de 20 ng/ml ou menos.

"Estes resultados dão suporte a uma associação inversa entre a 25(OH)D e o risco de câncer e destaca a importância para a prevenção do câncer de alcançar uma concentração de vitamina D no soro sanguíneo acima de 20 ng/ml, a concentração recomendada para a saúde óssea," disse o Dr. Garland.

 

Níveis recomendados de vitamina D

Os níveis recomendados de vitamina D no sangue têm sido uma fonte de intenso debate nos últimos anos. Em 2010, o Instituto de Medicina (IOM) dos EUA concluiu que níveis mais baixos do que 12 ng/ml representavam uma deficiência de vitamina D e recomendou uma meta de 20 ng/ml, um nível apresentado pela maioria dos adultos saudáveis com idades entre 19 e 70 anos - isso equivale a 600 Unidades Internacionais (UI) de vitamina D por dia.

Posteriormente, outros grupos alegaram ser necessários maiores níveis séricos: 50 ng/ml ou mais. Por outro lado, níveis acima de 125 ng/ml podem gerar efeitos secundários negativos. A maior parte das recomendações atuais agora gira entre 800 e 1.000 UI por dia, com níveis um pouco mais elevados para pessoas com mais de 70 anos e mulheres grávidas ou lactantes.

Vitamina D e câncer

Os irmãos Cedric e Frank Garland demonstraram a primeira ligação entre a deficiência de vitamina D e alguns tipos de câncer nos anos 1980, quando eles notaram que populações em latitudes mais elevadas (com menos luz solar disponível) eram mais propensas a ter deficiência de vitamina D, que é produzida pelo corpo através da exposição à luz do sol, e apresentavam taxas mais altas de câncer de cólon.

Estudos subsequentes dos dois irmãos e de outros pesquisadores revelaram conexões entre os níveis de vitamina D e vários outros tipos de câncer, incluindo mama, pulmão e bexiga, além de AVCs mais graves, problemas no funcionamento renal e menor risco de Mal de Parkinson.

Curiosidades:

Dr. Robert Heaney da Universidade Creighton de Medicina da Califórnia explica que o ser humano evoluiu ao longo dos anos, habitava o leste da África equatorial, não usava roupas e ficava exposto ao sol 365 dias, produzindo muita vitamina D, com a migração para o norte e latitude mais altas o ser humano passou a se adaptar ao frio, utilizar roupas e se proteger em abrigos, diminuindo a produção de vitamina D gradativamente. A medicina evoluiu e começaram os estudos da fisiologia humana, foi observada a carência da vitamina D, que hoje atinge todas as idades.

 

 Vitamina D: Nutriente ou pré-hormônio?

 

Embora seja denominada vitamina, conceitualmente se trata de um pré-hormônio. Juntamente com o paratormônio (PTH), ambos atuam como importantes reguladores da homeostase do cálcio e do metabolismo ósseo. A vitamina D pode ser obtida de fontes alimentares ou por meio da síntese endógena, que representa a principal fonte dessa “vitamina”.

 

 Estudos apontam que a vitamina D não estaria somente relacionada ao metabolismo ósseo, outras doenças poderiam ser prevenidas se a utilização diária da vitamina D fosse adequada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) estudos relacionam a falta de vitamina D ao risco de câncer de mama, de colo, de próstata, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes (esclerose múltipla), depressão e esquizofrenia, dor crônica, doença periodontal, entre outros.

 

10 Afirmações Nutrológicas sobre a vitamina D

1 – Cerca de 80%  da fonte de Vitamina D Humana é obtida através da pele e não através da alimentação.

 

2 –  Um filtro solar com proteção UVB  a partir de 30, bloqueia 95% da produção de vitamina D.

 

3 – A vitamina D2  é obtida em alimentos vegetais, enquanto a D3 é obtido através de alimentos animais.

 

4 – A vitamina D pode ser tomada diariamente ou 1x na semana ou 1x por mês, desde que a dose seja corrigida. Isso  ocorre pois a meia vida da Vit D varia de 2 a 3 meses.

 

5 – Salmão selvagem é fonte de 3x mais Vitamina D que o Salmão de cativeiro.

 

6 – Um adulto jovem precisa de 2000 UI de Vit D diária para manter os níveis acima de 30.

 

7 – Existem receptores de vit D em cerca de 3% do genoma humano

 

8 – Indivíduos com pele negra  necessitam de 3x o tempo de exposição solar

que indivíduos  caucasianos para produzir a mesma quantidade de vit D.

 

9 – Quanto maior a idade menor é a capacidade da pele de produzir vit D.

 

10 – No metabolismo glicêmico a Vit D  estimula a exocitose de insulina no pâncreas e diminui a resistência insulínica por estimular a atividade do GLUT -4 (transportador de Glicose no músculo).

 

 

 

 

 

Últimas notícias

Benefícios do Mel de Eucalipto

Benefícios do Mel de Eucalipto

Mel Eucalipto - Potente Antibacteriano e Antiviral 

outubro 17, 2020

Termos e Condições

Termos e Condições da Loja Online Vida Nova – Produtos Naturais (www.vidanova.eu) de Marisa de Oliveira Guilherme 1. Registo Para que possa ser cliente do…

maio 08, 2013
5 remédios caseiros para atenuar a psoríase

5 remédios caseiros para atenuar a psoríase

A psoríase é um problema de pele crônico que não melhora facilmente - Conheça alguns tratamentos caseiros

outubro 17, 2020

Quem Somos

  Fundada em finais da década de 80 no Brasil, a Vida Nova Produtos Naturais passou por uma fase de amadurecimento e conhecimento do setor.…

fevereiro 03, 2013
Geleia real: aposte no segredo das abelhas para uma vida longa e saudável

Geleia real: aposte no segredo das abelhas para uma vida longa e saudável

A substância produzida pelas abelhas apresenta benefícios diversos para a saúde, atribui longevidade e é grande aliada em truques de beleza

outubro 15, 2020
Topo da Página