
Médicos gregos e romanos já utilizavam o poder medicinal da aloe vera. Cleópatra usava os poderes da planta para manter seus encantos de mulher fatal. Veja aqui como a aloe está cada vez mais presente em medicamentos e cosméticos no mundo.
Conhecida no Brasil como “babosa”, aloe vera é planta com propriedades curativas, regeneradoras, lubrificantes e nutritivas. Existem cerca de 300 espécies da Aloe e nem todas são igualmente eficazes. A barbadensis, por exemplo, é considerada a mais benéfica. Instituições científicas de renome como a Linnus Pauling, Califórnia, e Weisman, Israel, efetuaram estudos sobre a Aloe vera, mas há muito a ser descoberto e o que se sabe é que a mistura específica dos componentes na aloe vera confere à planta alto teor de poderes curativos.
Considerada planta milagrosa, existem registros do uso da aloe há séculos. Foram encontrados relatos do uso de aloe vera entre egípcios, gregos, chineses, macedônios e japoneses. Há também citações na Bíblia que deixam claro o uso comum da planta na antiguidade. Médicos gregos e romanos já utilizavam a aloe, e, como tratamento de beleza. Cleópatra é uma referência.
O gel da aloe contém ingredientes que podem ser agrupados em vitaminas, aminoácidos, hormônios, açúcares, enzimas, ácidos graxos, ligninas, saponinas, complexos antra-quinônicos, sais minerais e outros. O extrato mucilaginoso da aloe vera, por exemplo, possui componentes como polissacarídeos, esterídes, enzimas, aminoácidos, vitaminas, além de sais inorgânicos dissolvidos, como fósforo, ferro magnésio, zinco e cobre.
Propriedades
Essencialmente medicinal, pesquisas científicas confirmam as seguintes propriedades da aloe vera:
Inibidora da dor. Seus principais ativos têm uma notável capacidade de penetração até os planos mais profundos da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas periféricas.
Antiinflamatória. Tem uma ação similar a dos esteróides, como a cortisona, mas sem efeitos nocivos colaterais, portanto é útil em problemas como bursites, artrites, lesões, golpes, picadas de insetos etc.
Coagulante. Por conter cálcio, potássio (atividade muscular) e celulose (coagulação), aloe vera provoca nas lesões a formação de uma rede de fibras que seguram as plaquetas do sangue, auxiliando na coagulação e cicatrização.
Queratolítico. Faz com que a pele danificada dê lugar a tecido de células novas.
Antibiótica. Sua capacidade bacteriostática e funguistática (anti-viral) elimina bactérias (inclusive salmonela e estafilococos) que causam infecções, inibindo sua ação.
Regenerador celular. Possui um hormônio que acelera a formação e o crescimento de células novas. Graças ao cálcio que contém, elemento vital na osmose celular (intercâmbio de líquidos), ajuda as células a manter seu frágil equilíbrio interno e externo.
Energético e nutritivo. A aloe vera contém 19 aminoácidos essenciais necessários para a formação e estruturação das proteínas, que são a base de células e tecidos, e também minerais como o cálcio, fósforo, cobre e ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, elementos indispensáveis para o metabolismo e atividade celular. Contém também vitamina A (excelente para a visão, cabelo e pele); vitamina B1, B5, B6 e B 12 (para o sistema nervoso central e perférico) e vitamina C, responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela tonicidade dos capilares do sistema cardio-vascular e circulatório.
Digestivo. Contém grandes quantidades de enzimas necessárias para o processamento e aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo.
Desintoxicante. Contém ácido urónico, elemento que facilita a eliminação de toxinas a nível celular, e a nível geral estimula a função hepática e renal, primordiais na desintoxicação do organismo.
Reidratante e cicatrizante. Penetra profundamente nas três camadas da pele (derme, epiderme e hipoderme); graças à presença de ligninas e polissacáridos, restitui os líquidos perdidos, tanto naturalmente como por deficiências de equilíbrio ou danos externos, reparando os tecidos de dentro para fora nas queimaduras (fogo ou sol), fissuras, cortes, ralados, esfolados, perda de tecido etc.
A aloe também é excelente como desodorante, removedor de impurezas da pele, fortalecedor do couro cabeludo, ajuda a combater caspa, previne contra rugas hidratando peles ressecadas e flácidas e pode ser usada como loção após a barba. Não é necessário nenhum tipo de preparado especial para essas indicações, basta cortar a folha da babosa e aplicar a polpa diretamente sobre a região a ser tratada.
Fonte: Vida Integral
Foto: D.R.
Termos e Condições da Loja Online Vida Nova – Produtos Naturais (www.vidanova.eu) de Marisa de Oliveira Guilherme 1. Registo Para que possa ser cliente do…
maio 08, 2013
A psoríase é um problema de pele crônico que não melhora facilmente - Conheça alguns tratamentos caseiros
outubro 17, 2020Fundada em finais da década de 80 no Brasil, a Vida Nova Produtos Naturais passou por uma fase de amadurecimento e conhecimento do setor.…
fevereiro 03, 2013
A substância produzida pelas abelhas apresenta benefícios diversos para a saúde, atribui longevidade e é grande aliada em truques de beleza
outubro 15, 2020
Facebook