
Como você já sabe, a própolis possui inúmeras propriedades medicinais. Conheça agora os tipos existentes e seus benefícios
Como você já sabe, a própolis possui inúmeras propriedades medicinais. Também já deve ter ouvido falar em como a substância é eficaz no combate de diversos males da saúde. O que talvez você não saiba ainda, é que existem diferentes tipos de própolis, com diferentes características, dependendo da planta de origem e a espécie de abelha produtora.
Segundo estudo realizado por Park et al., como tentativa de classificar a própolis produzida no Brasil de acordo com a origem botânica e composição química, foram reconhecidos 12 tipos. Cinco deles são da região sul, uma do sudeste e seis do nordeste. Foi sugerido que Hyptis divaricata é a principal fonte de resina da própolis nordestina, Baccharis dracunculifolia (alecrim do campo) da própolis do sudeste e Populus nigra (álamo) da própolis do sul.Só no Brasil, por exemplo, são mais de 12 tipos, incluindo própolis verde, própolis vermelha, própolis marrom, própolis preta, própolis amarela e o geoprópolis, diferenciadas pela cor, pelo odor e pela consistência.
Veja agora mesmo qual a diferença entre a própolis verde e os demais tipos
A própolis verde
A própolis verde é encontrada exclusivamente na região sudeste do Brasil. Ela é produzida a partir da resina do alecrim-do-campo (B. dracunculifolia), uma planta nativa do cerrado brasileiro. Esse tipo de própolis ficou famoso no país e no exterior por apresentar eficácia no combate a diversos males.
Segundo especialistas japoneses, a própolis verde se diferencia das demais pela presença de compostos fenólicos e flavonoides únicos, como a Artepelina C e bacarina, e sua alta concentração. Segundo pesquisas a Artepilina C é considerado um flavonoide de altíssimo poder antioxidante, anti-inflamatório e que fortalece o sistema imunológico e auxilia no combate e prevenção de diversas doenças. Por estas características, a própolis verde é considerada especial.
Estudos também sugerem que a própolis verde possui ação antitumoral, motivo pelo qual é muito utilizada em hospitais do Japão. Além disso, a própolis verde é eficiente para destruir bactérias, fungos, vírus e ainda aumenta as defesas do nosso organismo, protege a pele, entre muitos outros benefícios.
A própolis marrom (tradicional)
A própolis marrom, que conhecemos como tradicional ou própolis comum, é amplamente encontrada e produzida em todo o território nacional. Ela é coletada pelas abelhas em diversos tipos de vegetação e não apresenta nenhuma característica botânica predominante conhecida. Ela possui uma coloração que pode variar entre o marrom claro ou marrom esverdeado e preto, dependendo de sua origem.
Em sua composição podemos encontrar diversas enzimas, flavonoides, compostos fenólicos, entre outros, em concentrações mais baixas se comparadas com a própolis verde. Por isso, a própolis tradicional também é usada para tratar diversas doenças.
A própolis vermelha
A origem botânica da própolis vermelha foi identificada como a espécie vegetal Dalbergia ecastophyllum, mais conhecida como rabo-de-bugio. Como a planta é proveniente do nordeste do Brasil (região do mangue), é também de lá que vem a própolis de coloração vermelha. A sustância é rica em isoflavonas, benzofenonas e a medicarpina, que garantem as propriedades medicinais desse tipo de própolis.
Propriedades e aplicações da própolis verde
Quando as abelhas da região sudeste do Brasil, mais especificamente em Minas Gerais, buscam seus alimentos nas plantas para alimentar a colmeia e produzir cera e mel, elas também coletam resinas vegetais no alecrim do campo para produzir a própolis verde, substância que defende a colmeia de microorganismos, doenças e parasitas. É um excelente mecanismo e estratégia de defesa da colmeia.
Esse tipo de própolis agrega benefícios reconhecidos pela Comunidade Científica e Médica, como as propriedades antibacteriana, antiviral, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e regeneradora de tecidos, anestésica (eficiente no combate a dores de garganta, amidalites, dores de dentes e outras), e ainda imunoestimulante, ou seja, estimula a produção de células produtoras de anticorpos, fortalecendo nosso sistema imunológico e aumentando a resistência contra doenças e infecções. (Docteur Yves DONADIEU, Faculté de Medicine de Paris).
Por que a própolis verde produzida em MG é tão especial?
É neste estado que está a denominada “Região da Própolis Verde”, conforme regulamentação da Portaria nº 1138 de 2011 do IMA. Isso significa que a produção tem origem certificada, é totalmente sustentável e orgânica, respeitando o ciclo natural da colmeia e das abelhas.
A produção de própolis verde requer um manejo adequado da colmeia, utilizando métodos específicos, sistemas de colheita bem programados e uma armazenagem adequada. Assim é possível produzir a própolis verde adequadamente, conservando suas propriedades medicinais e altas concentrações de flavonoides.
Onde Encontrar?
www.vidanova.eu
Loja on line
Fonte:Real própolis
Termos e Condições da Loja Online Vida Nova – Produtos Naturais (www.vidanova.eu) de Marisa de Oliveira Guilherme 1. Registo Para que possa ser cliente do…
maio 08, 2013
A psoríase é um problema de pele crônico que não melhora facilmente - Conheça alguns tratamentos caseiros
outubro 17, 2020Fundada em finais da década de 80 no Brasil, a Vida Nova Produtos Naturais passou por uma fase de amadurecimento e conhecimento do setor.…
fevereiro 03, 2013
A substância produzida pelas abelhas apresenta benefícios diversos para a saúde, atribui longevidade e é grande aliada em truques de beleza
outubro 15, 2020
Facebook